Etapa mais importante do Alargamento da Praia Central é finalizada

A etapa com a draga na obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, terminou no início da tarde deste domingo (31), informou a prefeitura. Parte do local ainda seguirá interditada por cerca de 20 dias, para a desmontagem da tubulação usada nos trabalhos.

A draga chegou à cidade em 22 de agosto. Ela é responsável por pegar areia de uma jazida a 15 quilômetros da costa. Foi montada uma tubulação de 2,2 quilômetros, que foi acoplada à embarcação. Por essa estrutura, a draga bombeou a areia da jazida até a orla.

Segundo a prefeitura, perto das 13h chegou à praia o último montante de areia. A parte da praia que continuará interditada vai desde a altura da rua 1.900 até o Pontal Norte, um trecho de quase 2 quilômetros. A praia tem 5,8 quilômetros.

Com a obra de alargamento, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros.

Despedida da draga
Às 14h, a tripulação da draga Galileo Galilei fez uma cerimônia de despedida. A embarcação dez um movimento conhecido como rainbow, em que jatos de água são jogados para cima enquanto a draga gira.

A celebração pôde ser vista da Praia Central. Agora, a draga segue para abastecimento e manutenção no Porto de Paranaguá, no Paraná. Depois, segue para Santos, em São Paulo, conforme a prefeitura.

Interdição da praia continua!
A prefeitura destacou que os banhistas devem ter cuidado para não invadir a área que permanece interditada. Nesse local, será desmontada a tubulação, formada por 360 tubos de 6 toneladas cada. De acordo com o município, na parte interditada ainda haverá movimentação de máquinas e trabalhadores.

Fonte: G1
Foto: PMBC / Divulgação

Adicionar um comentário

Leia também

Menu